domingo, 16 de novembro de 2008

P.E.A. DA SEMANA DE 17 a 21/11 2008 (Turmas 1º ano SOMENTE)

"Sem amor, o ser humano torna-se árido, incapaz de encantar-se com a vida e de envolver-se com os outros".
Veja o videoclip abaixo, de Caetano Veloso, musica "Você não me ensinou a te esquecer" e, em seguida, faça seus comentários, tendo como base os estudos e leituras do capitulo 5 do livro Para Filosofar - cujo tema central de nossos estudos é:
Amar, o verbo da vida.
Tarefas:
a) Crie uma definição para o amor.
b) Comente o que você entende da seguinte afirmação:
"O amor é um apelo de humanização". Você concorda com ela?


28 comentários:

Unknown disse...

O amor, é uma afeição que uma pessoa sente pela outra. Amor de mãe, amor de amigo, amor de namorado, amor de família, são amores diferentes. Amor é cuidar, é proteger.

THAYANE FLORES DOS SANTOS
Nº : 43
1º C

Unknown disse...

b) Sim. O amor está no coração de todos. Todo já nascem sendo amado por alguém. Sem amor é impossível de viver. O mundo precisa amar mais e valorizar as pessoas de uma forma mais bonita.

THAYANE FLORES DOS SANTOS
Nº: 43
1 º C

Anônimo disse...

Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa devoção externa.E não acho certa tbm não que e errada;pois agora e muito dificil ficar sozinho.Mais tem gente q gosta de curti a vida.AMANDA ALVES DA SILVA 1° "A"

Pedro disse...

A)Bem amor...
Um conjunto de sentimentos por um individuo proximo,como paixão,desejo e etc...

B)Não só de humanização como também de atenção e importancia.

Pedro Silviano Nº33
1°c

Natacha Rodrigues disse...

a)O amor,é um tipo de carinho, muito maior do que tudo oque está ao nosso redor.É uma sensação de afeição com aquela pessoa que te ama e que te quer bem.Pode ser o amor da mãe,do namorado,dos irmãos são tipos diferentes de amor.Mas esses tipos diferentes de amor que faz a gente ser feliz e capaz de amar ao próximo!

b)Sim.O amor é algo que toda a humanidade já nasce.Mais que precisa ser cultivado da forma certa ao decorrer do tempo.Sem o amor é incapaz de se viver,a humanidade tem que valorizar mais o amor de cada pessoa,para que possamos fazer um mundo melhor sem nenhum rancor!

Aluna:Natacha Rodrigues Nº27
Série/turma:1ºC

Anônimo disse...

para se ter um objetivo na vida prescisamos de pessoas q vao valorizar o nosso esforço.normalmente quem ama vive por essa pessoa dando carinho e reconheçimento.Sem essas coisas ,sem esse apoio,nao faria sentido algum realizar tantas coisas... Pra que? se ninguem liga?
Por isso o amor é importante .
Amor é uma afinidade que se tem por um proximo.
Natalia santos guimaraes 41 1º A

Anônimo disse...

para se ter um objetivo na vida prescisamos de pessoas q vao valorizar o nosso esforço.normalmente quem ama vive por essa pessoa dando carinho e reconheçimento.Sem essas coisas ,sem esse apoio,nao faria sentido algum realizar tantas coisas... Pra que? se ninguem liga?
Por isso o amor é importante .
Amor é uma afinidade que se tem por um proximo.
Natalia santos guimaraes 41 1º A.

Unknown disse...

Amor é a mistura de vários sentimentos, ele é uma coisa e também o seu contrário como por exemplo ele faz sorrir e faz chorar, é manso mas também voraz, causa uma guerra mas também cela a paz, é estranho mas também tão normal, ás vezes leve brisa e ás vezes um temporal é a maior missão da vida. Ele é um apelo de humanização porque se todos se amassem não iria ter essas coisa de querer ser maior que o outro, porque o amor te faz entregar a outra pessoa, te faz querer sempre o bem da outra pessoa msm que nem sempre você concorde, então ia ser um cuidando do outro, e não querendo só ficar por cima.
As dificuldades entre homem-mulher são além das diferenças que tem como todos seres humanos tem mas é principalmente encontrar o meio termo entre a afetividade e dureza.
Quanto ao egoísmo e o narcisismo, o egoísmo quer tudo para si, já o narcisismo acha que ele é o melhor.

Daniel Vieira Borges nº10, 1º"A"

Anônimo disse...

Amor , pode ser , um sentimento de afeto que uma pessoa pode sentir pela outra . Existem varios tipos de amor , amor de mae , amor de irmao , amor de namorados , e etc. Talvez , se cada pessoa tivesse esse sentimento pelo proximo , nao acontecia tantos problemas relacionados a violencia , inveja , odio , e etc.


Eu concordo sobre a afirmação apresentada , a pessoas tinham que ter mais amor umas pelas outras , elas tinham que ajudar mais as outras , e viverem sem tanto odio e orgulho.


Natan de Souza Rodrigues , nº 31, 1ºB

Anônimo disse...

O amor é o sentimento mais belo do homem,como o Natan disse:"Talvez , se cada pessoa tivesse esse sentimento pelo proximo , nao acontecia tantos problemas relacionados a violencia , inveja , odio , e etc."

Nome:Matheus Freire Nº26 Série:1ºB

JOSÉRAYNNER disse...

Amor é um sentimento forte de atração se pode sentir por alguém ou algo. A Frase quiz dizer que o amor só surgiu com os homens ou seja no apice da humanização, discordo dela vemos que existe amor nas mais diversas criaturas.

Unknown disse...

a) Amor é um sentimento necessário pra vida, é aquele frio na barriga, aquela ansiedade, é algo bonito que se sente por alguém, existe o amor materno, o amor familiar e também o de um homem e de uma mulher, são "diferentes" mas todos os ''tipos de amor'' tem como um unico objetivo: fazer a pessoa amada feliz.


b)Sim, o amor pode ajudar muito em tudo ele pode ser sim um apelo de humanização. A humanidade precisa do amor para que tenhamos um mundo melhor, com paz, alegria. Um mundo sem amor seria um mundo muito seco.


Jéssica Rayssa nº 13
1º C

Anônimo disse...

a)Amor é um sentimendo de grande afeto e de dedicação que uma pessoa sente por outra.

b)Sim.Porque desde que o ser humano nasce ele procura o amor e e atenção .

Anônimo disse...

Nome:Nicole D. L. Bucur
Série:1° ano Turma:B
n°:33

a)É um sentimento de afeto que você tem por outra pessoa.

b)Amor é um apelo a humanização sim.Por que ele 'chama' o homem a ser mais, paciente, compreensivo, tolerante com o próximo.

Anônimo disse...

Nicole n°33 1°B

a)amor é um sentimento de afeto por outra pessoa.

b)é um apelo a humanização sim.Por que ele 'chama' o homem para ser mais compreensivo, paciente, tolerante com o próximo

Anônimo disse...

Ao meu ponto de vista o amor não se define , amor se sente , o amor é um mistério sem fim , o mundo prescisa descobrir o sentimento mais puro , belo e desejado por todos mais nem tudo o que se ama se deseja e essa é a mais simples explicação do porque o Mundo está assim e como ainda querem um mundo melhor? poderíamos pensar no amor que o mundo precisa, o amor que nós todos precisamos ,sem execoes ,sem preconceitos , sem desigualdades sociais , sem tudo o que nos faz mal.amor não é um sentimente simples, como vários outros. amor é um sentimento mais que importante para a vida de qualquer pessoa. o amor não apareçe de repente, e também não desapareçe depois de cindo minutos. se esse sentimento chamado amor, é verdadeiro, ele vai existir por muito tempo. e quem sente o amor de verdade por outra pessoa, faz de tudo para que esse amor viva para sempre, pois não existe nada melhor do que amar, e ser amado, e ser amado ainda na mesma frequencia. isso não é simples, amor é uma "coisa" até que complicada, aliás não existe nada simples. mas o amor é tudo de bom que pode aconteçer na vida de uma pessoa. quando a vida de duas pessoas estão unidas, não há nada que vai separar, e o amor, vai existir eternamente. o amor não tem limites e muda o sentido da razão.

Leticia Heller
1º A
nº 31

Unknown disse...

a)Amor pra mim e Afeiçao profunda, e ter afeto pelas pessoas, paixao.

b)Eu acho que a afirmaçao e certa sim pois as pessoas querem um mundo sem violencia, mais para isso e preciso ter amor pelas pessoas que estao ao nosso redor, ajudar quem precisa e viver sem rancor,odio,magoa das pesssoas e o mais importante saber perdoar.
Aline Rodrigues 1°A N°3

Anônimo disse...

É uma idéia ingênua , mas amor para mim é como o respeito para as formigas.

Exatamente.

Laís Pinelli , 1º B Nº 20

Anônimo disse...

a) O amor não se define, se sente. É impossível colocar em palavras um sentimento tão complexo.

b) Claro. O ser humano precisa de amor, porque mesmo com ele, fazemos o que fazemos, não é? Imagina se não ouvesse.

Anônimo disse...

Amor é um sentimento de forte ligação entre as coisas.A frase denota que o amor só surgiu com os homens,ou seja,no âmbito da humanização.
Não concordo com a afirmação pois é possivel vemos que existe amor nas mais diversas criaturas.

Carlos Eduardo 1°A N°8

Unknown disse...

Nome:Kênia A.S.Rodrigues
serie/turma:1°"C" N° 18

- Pra mim o amor e uma coisa inexplicavel,coisa q nem ciência consegue explicar. O amor não e nenhum apelo não concordo com esa frase,pq se o amor fosse um apelo todos consiguiria amar todo mundo mais o amor e um sentimento q não escolhemos para acontecer ele simplesmente acontece!

Anônimo disse...

a)Um sentimento profundo e completo.

b)Se as pessoas sentissem amor e demonstrassem talvez poderiamos passar isso em frente e nos sentirmos ate mais humanos.

Lucas de Santana disse...

Amor? Algo inexplicável quando você nunca o sentiu, algo tão complexo que pode até mesmo confundir seu cérebro em diversas vezes, mas podemos genericamente definí-lo como um sentimento de bem ao próximo ou aquilo que você deseja ver bem, podemos até colocá-lo como sentimento de posse pois quando se ama, temos um sentimento de que podemos cuidar daquilo como ninguém jamais o fez e queremos aquilo do nosso lado pra podermos cuidar do nosso jeito, ter o nosso apego com as coisas fazendo daquilo mais precioso a cada instante.

"O amor é um apelo de humnização".
Eu concordo em partes com a afirmação, pois o amor faz sim com que nos tornemos mais humanos, de certo modo faz parte de um processo de humanização, já que com ele podemos perceber o quanto o ser humano deve ser valorizado de todas as formas mas muitas vezes só percebemos isso quando perdemos algo precioso.
Em outro ponto de vista, podemos ver o amor de forma diferenciada pois não só nos humanos isso acontece, um apego com certos objetos pode-se tornar amor, podemos ser tão ligados a algo que isso se torna uma outra forma de amor, por isso esse sentimento é tão complexo.

Lucas de Santana Oliveira
1A
Número: 34

Anônimo disse...

a-> Amor é uma mistura de sentimentos, é alegria, é paz, é fidelidade, honestidade. Amor não se conceitua, amor se vive, se sente.

b->Concordo com a colocação de Carlos Eduardo. Também não concordo pois de pode ver amor em quaisquer espécies do mundo. De um simples casal de formiga, até um casal de elefantes ou humanos.

Paulo Ricardo Vieira Borges.
1º A
nº 43

Anônimo disse...

Amor é quando a pessoa imperfeita se torna mais que perfeita, amor é olhar para dentro sem nem saber o que tem por fora, amor é querer estar perto mesmo quando não se está longe, amor é começar a gostar das coisas que nunca suportou só por que ele adora, amor é ter atitudes sem nunca se importar com o que os outros vão achar, amor é simplesmente amor!

lucas correia
1°A n°:33

Anônimo disse...

a) honestinade, fidelidade
b)Não concordo , porque não entendo " o amor é o apelo da humanização" amor é uma dor que não se sente . e o amor não é uma apelo da humanização. amor é um sentimento que a pessoa sente , um carinho e não um apelo.

Karina Oliveira Faria nº 16 1ºB

Anônimo disse...

Amor é o que sentimos emocionalmente, que nós faz sentir vibrações no corpo, a ponto de todos os pelos do corpo ficarem arrepiados, uma certa sensação de prazer.
Sentimos diferentes tipos de amor: O DE PAI, O DE MÃE, O DE IRMÃO, O DE AMIGO ETC.

mas devemos diferenciá-los de acordo com a pessoa que amamos.

O amor é um apelo de humanização:

Sem amor como vamos viver? sem compartilhar a vontade de amar com outra pessoa, amar é humano, do mesmo modo de errar. amar e errar, 2 verbos extremos e que por outro sentido estão totalmente interligados. O mundo inteiro precisa de amar mais, provavelmente se isso ocorrer , o mundo ficará melhor, sem guerras, sem ódio.( que por sinal é o contrário de amor.)


NILTON ROSSETTO DE OLIVEIRA - 1°A
NÚMERO 46.

Anônimo disse...

na minha oipnião,ele precisou perder a pessoa que ele mais amava que era a esposa para sentir falta dela,ele sonha muitas vezes
devia ser um, tipo de amor platonico............

victor tavares dos santos

1:b
n:45

VEJA O FILME DO PORTA CURTAS PETROBRAS, CLICANDO NO TITULO ABAIXO:

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
DISCIPLINA FILOSOFIA - PROFESOR: JOÃO MOURA