sexta-feira, 25 de julho de 2008

NA ERA DO CONHECIMENTO

Na Era do Conhecimento épreciso aprender constantemente

Prof. Luiz Machado

Nossa sociedade é baseada em conhecimento; por isso, as pessoas precisam estar constantemente aprendendo, principalmente em nossos dias de mudanças velozes, havendo necessidade de aprender a aprender, aprender a aprender rápido, aprender a gostar de aprender e aprender o valor econômico daquilo que si aprende.
A fim de atender a essas necessidades, surgiu a Aprendizagem Acelerativa, inicialmente, na área de idiomas, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1977, e, depois, aplicada também a outras áreas do conhecimento.É preciso não confundir “aprendizagem acelerativa” com “aprendizagem acelerada”. Nesta, ensinam-se mais coisas em menos tempo – é um curso intensivo.Naquela, “aprendizagem acelerativa”, criam-se as condições, com os conhecimentos da Emotologia, para que a pessoa aprenda melhor e mais rápido.


Realmente, não é o professor nem o método que “ensinam”, mas, sim, o aluno que aprende. Isto, ao invés de diminuir, aumenta a responsabilidade do professor em saber, cientificamente, como as pessoas aprendem, que mecanismos do cérebro são acionados no processo da aprendizagem.

Hoje em dia, os professores precisam de conhecimentos de Neurobiologia para entenderem o processo de ensino/aprendizagem. Na medida em que os professores conhecerem as implicações da descoberta de Roger Sperry e equipe sobre lateralidade cerebral, a qualidade do ensino vai melhorar muito.

Uma turma de alunos é um conjunto de perceptores individuais, cada qual com seu estilo de aprendizagem, que pode ser verificado pela predominância hemisférica, pela preferência de canal de percepção (se visual, auditivo ou cinestésico) e através do apelo emocional destacado, o que conduz à motivação.

Você pode aprender mais sobre o assunto no site da Cidade do Cérebro, e no www.clcidiomas.com.br (CLC IDIOMAS).

Professor Luiz Machado, Ph.D.Cientista
Fundador da Cidade do Cérebro
Mentor da Emotologia

2 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza é preciso muita força de vontade do aluno para querer aprender algo, o professor esta ali como um conselheiro, ele apenas irá lhe dar um ponta pé para que você siga sua vida e conquiste aquilo que deseja, precisamos da ajuda de nossos professores e principalmente nossas para poder ser alguém num futuro próximo.

Unknown disse...

É muito importante estar sempre estudando, aprendendo.Porque se parar, talvez depois não consiga mais o mesmo ritmo de antes.
É ótimo essa Aprendizagem acelerativa, para a pessoa conseguir realmente se aperfeiçoar em seus métodos de estudo.E passar a gostar de estudar, perceber o quanto é importante sempre estar estudando e nunca parar.
É mesmo importante os professores saberem como funciona a cabeça de cada um dos alunos, para conseguirem criar técnicas para ajudar,orientar os alunos no caminho certo para um ensino de qualidade.

Thaís Queiroz Macedo
s/t:1ºC
nº:42

VEJA O FILME DO PORTA CURTAS PETROBRAS, CLICANDO NO TITULO ABAIXO:

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
DISCIPLINA FILOSOFIA - PROFESOR: JOÃO MOURA