segunda-feira, 27 de outubro de 2008

P.E.A. DA SEMANA DE 06 a 24/10 de 2008

"Se Deus não existisse, a vida não faria sentido; mas seria horrível que a vida não fizesse sentido; logo, Deus existe".

Seu comentário deve ser mais coerente possivel com a afirmação expressa.

33 comentários:

Natacha Rodrigues disse...

Se Deus,não existisse a vida não teria o menor sentido.Porque cada um tem a sua religião,e se ele não existisse como seria??Porque cada um tem a sua crença e a sua fé!Mais se Deus não existisse haveria o mundo???são muitas perguntas,há serem descobertas.Mais Deus existe hoje em dia e para todo sempre,e faz uma diferença nas nossas vidas!até que uma pessoas acreditem e outras acreditem,mais cada um tem a sua opinião!


Aluna:Natacha Rodrigues Nº27
Série/turma:1ºC

Lucas de Santana disse...

A afirmaçao é óbvia e lógica. Tudo no mundo faz sentido desde que partimos do princípio de que Deus existe. Nada no mundo teria razão ou sentido se acreditássemos que Ele não existe ou que tudo isso foi feito somente por uma evolução humana. E o começo, veio de onde? Tudo tem que começar de algum lugar, nada mais normal que acreditarmos que isso veio de algo inexplicável, sobrenatural e muito mais acima do que podemos imaginar ou compreender!

Lucas de Santana Oliveira da Veiga Jardim

Numero: 34
1A

Anônimo disse...

Porque Deus é o criador de todas as coisas. Se não fosse Ele todos nós ficariamos nos perguntamos de onde surgimos e como surgimos. E a vida não teria um sentido. Mas como a vida tem sentido, quer dizer que Deus existe.

Aluna: Meirelly Dayara
n°:28
2°'G' Matutino

Millena Meireles disse...

Concordo plenamente com a frase. Na minha opinião tudo só faz sentido porque existe alguém que faz tudo acontecer no seu devido tempo. Não concordo por exemplo, quando as pessoas dizem: "é o destino", porque eu acho que cada um tem o seu livre arbítrio, isto é, a liberdade em todos os sentidos, para fazer suas próprias escolhas. Eu penso que Deus, um ser superior e imortal, sabe absolutamente tudo e a causa de tudo; por isso, nós devemos fazer as escolhas certas, para que tudo a nossa volta possa fazer sentido; pois do contrário, muitas coisas decepcionantes acontecem conosco e acabamos culpando Deus por isso. Há casos por exemplo, de pessoas que não acreditam em Deus, e na minha opinião, para essas pessoas a vida não faz muito sentido, o que acarreta muitos questionamentos e dúvidas na maioria das vezes inexplicáveis e isso é um problema. Já outras pessoas até acreditam em Deus, mas acham que Ele não deve ser o centro das nossas vidas, dessa forma, acabam colocando outras coisas, muitas vezes vazias, como propósito (objetivo) de vida, e provavelmente se arrependerão por ter dedicado uma vida inteira para algo que não valeu muito a pena.

Millena Lima Nº30 1º "B" - Matutino

Anônimo disse...

N:17 2 H
Precisamos de um sentido na vida,logo precisamos acreditar em uma existÊncia de algo superior onde buscamos força para acreditar no sentido da vida.

Anônimo disse...

Deus e a vida o passado e o futuro!Sem ele não somos nada!!

Anônimo disse...

Deus esta presente na essencia do homem portanto sua presença é inegável,precisamos acreditar nessa força maior que rege o universo para nos sentirmos completos para assegurarmos nosso conforto espiritual.

Anônimo disse...

SE DEUS não existisse a vida não faria o menor sentido, a alma seria mortal E nada teria sentido.quem teria feito a chuva que do céu cai?...
Se Deus não existisse quem, então, seria o Pai

Jéssica RIO
N°20
2°G MATUTINO

Unknown disse...

Lucas matheus
1°B
n°23

''A afirmação é bem clara,tudo que existi hoje é obra de Deus,se não existisse Deus o que pensariamos sobre nossa existência!?
como surgimos!?como surgiu tudo que existi no mundo!?então só temos uma explicação para tudo isso,tudo foi Deus quem criou e o homen criou o resto das coisas.''

Anônimo disse...

Se Deus não existisse a nossa vida não teria sentido algum, não buscaríamos nada, não teríamos um objetivo comum.
Se Deus não existisse, quem nos daria o direito de vida e de escolha.

Nome: Michelle
Nº: 29
Série/Turma: 1ºB

Anônimo disse...

A frase tem todo sentido:"SE DEUS NÃO EXISTISSE,A VIDA NÃO FARIA SENTIDO;MAS SERIA HORRÍVEL QUE A VIDA NÃO FIZESSE SENTIDO;LOGO,DEUS EXISTE".A vida não existiria sem Deus tudo é obra de Deus a vida é obra de Deus.
Nome:Matheus Freire Nº:26
Série:1ºB

fernando disse...

eu penço que deus e o criador de tudo do universo e da propria vida,nao acredito que o homem seja uma evoluçao do macaco pois somos seres racionais criados por deus.por isso eu acredito que deus e o centro do mundo.

fernando disse...

eu acredito que foi deus que criou o mundo,que criou o universo e a vida se nao houvese a vida nao existiria deus, por haver vida e opiniao propria eu acredito que deus exista.

fernando silva neiva junior
n:06
Turma:1C

Anônimo disse...

Concordo com a frase.Sem Deus nossas vidas não iam fazer sentido porque ele é o principio e o fim, pois ele criou o céu, a terra, o mar e os seres vivos.

Aluno:Fábio Machado
Número:16 Série/Turma:1A

Anônimo disse...

Sinceramente eu acho que Deus é só uma alegoria para justificar algo que não temos conhecimento. Certas coisas são injustificadas e para saciar nossas frustração alegamos que o que é inexplicável é divino... Um pensamento que toda as culturas do mundo possuem - e muitas vezes forjada para ser usada como um ótimo argumento para situações bárbaras - e foram amadurecendo para se tornarem plausíveis diante de suas novas descobertas.

Antes de mais nada, o que seria Deus? A força criadora do mundo? Aquele que fez de nos seus semelhantes? Talvez aquele que enviou Buda, Jesus e Maomé. Mas pensando bem, alem de pergaminhos e a fé que a maioria possui, qual é a prova que possuímos para defini-lo de uma maneira tão simplória ?

“Deus”, na minha opinião, é uma representação daquilo que não é visto e que não foi ainda explicado . Talvez sejamos ainda muitos ignorantes para poder comprovar sua existência sem usar nossa fé e profetas como argumentos, e sem dúvidas igualmente ignorantes para comprovar a sua inexistência... Então entre acreditar ou não acreditar , é valido acreditar já que assim podemos justificar a razão pelo qual vivemos... mesmo que na minha opinião isso seja bastante simplório.

Laís Pinelli

nº 20

1ºB Matutino

Anônimo disse...

Eu concordo plenamente, pois a hitoria do mundo essa escrita em cima dos fatos religiosos, literatura brasileira é um claro exenplo, pois uma vez que o principal fato que diferencia os dois principais momentos da literatura brasileira é a questão religiosa, do Barroco e o Arcadismo.

Lucas Barbosa 1ª A Nº.: 32

João Paulo disse...

Primeiramente, aluno Lucas de Santana do 1º A, a afirmação não é óbvia tampouco lógica. Já que não se sabe ao certo se a criação da humanidade foi feita por Deus ou por aspectos científicos.Mas enfim, na minha opinião, partindo da religião: Deus nos propicia uma vida com valores e liberdade, se pensarmos antes, na consequência dos atos, tanto é que existe o pecado.
Até hoje a vida não faz um total sentindo, já que não sabemos ao certo nem mesmo nossa origem, aí vem a pergunta > É possível um vida com sentido, sem nem mesmo conhecer a origem dessa?
Eu acho que seria sim, já que a ciência tem resposta para quase tudo, possibilitando assim uma vida com sentido.
Deus é um ser de imensa sabedoria e inteligência por criar um mundo com todas as explicações se encaixando perfeitamente.
Se Deus não existisse ou se não acreditássemos nele, o mundo de hoje,logicamente, seria um mundo regido de pessoas sem um rumo a seguir.
Então a existência de Deus passa a ser essencial à nossa humanidade,tendo em vista que esse tem a resposta para tudo (ou quase).
Agradecido pela atenção,
João Paulo Vieira,
1º A
n° 28

Anônimo disse...

Gostei muito da colocação aqui feita. Se Deus não existisse, também não existiríamos, não seríamos ninguém. Tudo é baseado em Deus. Nossa vida, nossa origem, etc. Se hoje nos existimos é porque existe uma força maior, e tal força é Deus. Sem ele nada faria sentido. Ele é o cminho a ser seguido. E lembrem-se Deus é ONISCIENTE, ONIPOTENTE e ONIPRESENTE.

Paulo Ricardo Vieira Borges.
1ºA
nº: 43

Anônimo disse...

Aluno (a): Érica Rodrigues nº:14
Série/Turma: 1º"A"

O ser humano vem lançando mão de todos os recursos para resolver os seus problemas e suprir suas necessidades independentemente dos recursos divinos. Não podemos negar a extraordinária capacidade de o homem descobrir e colocar em prática muitos recursos científicos e tecnológicos que facilitam e beneficia a vida. Todavia o avanço científico e tecnológico, até então, não resolvel e jamais resolverá os problemas do homem no sentido total, tanto física e moral e especialmente, espiritual.
O homem pode possuir muita saúde, mas sem a graça de Deus ele sente que sempre está faltando alguma coisa, mesmo depois de ter concretizado todos os seus sonhos.
A vida só faz sentido quando reconhcermos que Deus realmente existe!
A solução que todos procuram não está nos recursos deste mundo. Se estivesse, a humanidade já teria encontrado. A satisfação plena é produto da segurança absoluta e da paz interior que só Deus pode dá.
O próprio Cristo disse: "Sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5)
Portanto a SUFICIÊNCIA HUMANA VEM DE DEUS e sem Ele nada faz sentido!

Anônimo disse...

A frase afirma que o sentido de nossas vidas é a existência de Deus.Na vida das pessoas é necessário que haja objetivos concretos.
Tudo em nossa vida tem uma finalidade um objetivo a ser alcançado.Eu concordo em dizer que Deus é quem realiza esse sentido de viver, pois se a vida fosse um estágio único, que sentido teria viver para morrer???... SEmpre existirá um sentido, que nos leve a mais questionamentos mais descobertas."O tempo não para..." A vida também não....!!!


Carlos Eduardo Nº08 1º "A" - Matutino

Anônimo disse...

Natália Santos Guimarães 1ºA

"Se Deus não existisse, a vida não faria sentido; mas seria horrível que a vida não fizesse sentido; logo, Deus existe".

A afirmação é simples e coerente ,uma pessoa que justifica a existencia de Deus.
Logicamente prescisamos acreditar em algo , pois muitas duvidas estão por ai ,como "como o homem surgiu?","porque estamos aqui?", e as pessoas querem respostas, então na religião aprendem a acreditar que Deus é tudo e assim solucionando tantas e tantas questões apenas acreditando Nele,fazendo assim um certo sentido ,dando vontade de viver ,um objetivo e etc.

Natália Santos Guimarães
nº41 1ºA

Anônimo disse...

Se deus naõ existisse a vida não faria o menor sentido objetivo é fundamentar o mundo pela sua decomposição e posterior reconstrução conceitual abstrata. Só que eles não encontram esse fundamento. Ao contrário, percebem a realidade despedaçada do mundo. O "tudo é permitido" emerge dos estilhaços do mundo.
Nome: Josy
2ºG nº21
Matutino

Anônimo disse...

A vida não faria o menor sentido.
Não faria sentido ser bom, mas até na bíblia fala-se de reencarnação.
Existe vida apos a morte. Lembra da ressurreição de Cristo?
O que acontece é que ele se "materializou" para que as pessoas pudessem vê-lo mas ele continua lá depois da "morte - mas em espírito, e nós seres humanos normais, que não temos o dom da vidência, não conseguimos ver

Aluna:Marissa
2ºG nº25
Matutino

Anônimo disse...

Realmente se Deus não existisse nossa vida não faria sentido porque se com deu nós temos tantas perguntas imagina se ele não existisse...Porque todo ser humano necessitaa acreditaar em alguma coisa mesmo que não tenha sentido nenhum..

Nome: Stephany
Número:40
Série/Turma:1°"C"

Anônimo disse...

Bárbara Lima 1°C Número 03

se existindo deeus o muundo jáá é mto complicado, com tanta violenciia , imagina se nao existisse ! seria um mundo completamente vivido por violencia, mais do que já é vivida ! Deeus, é o unico em que podemos realmente confiiar e ate se sentir protegiido por ele !

Anônimo disse...

Tudo seria horrivel, porque o que nos faz ter disposicao para acordar todos os dias, e a certeza de que o bem e a justica existem, e que se a coisa nao esta boa agora, estara um dia, porque ele cuida de nos. De modo que se ele nao existisse, nao consiguiria nem imaginar...

Nome:Gabriela Costa
N°:08
Serie:1°C

Anônimo disse...

Se Deus não existisse iriamos ficar nos perguntando de onde viemos..qual a nossa missão na Terra..Mas já que temos resposta para essas perguntas e muitas outraas,isso significa que Deus existe.

Mannuella Godinho Nº23
2ºG

Anônimo disse...

Deus é o começo de tudo, é a base. Se ele não existisse não haveria mundo. Ele é o começo e o fim de tudo e todos, e como o texto diz, seria horrível se não existisse mundo, então Deus existe e nos dá várias oportunidades de esclarecimento e de entendimento do mundo.


Nome: Thayane Flores dos Santos
Nº: 43

1º C

Unknown disse...

Stella Moreira 2°G n°32

Se Deus não existisse nós talvez também não existissimos.Pois Deus é o Criador e Salvador.Assim,seja qual for sua religião,todos acreditam que existe um Deus,ou seja,independentemente da religião existe uma crença,e nessa crença há um proposito,regras e conceitos!E são muitas perguntas que as respostas são muito difíceis de responder ou compreender o que foi dito.

Anônimo disse...

Acredito em Deus e tambem na afirmação de que se ele não existisse nós tambem não!
Tambem acredito que foi ele quem criou o mundo, o universo e todas as coisas do planeta, e acho que é ele que escreve a vida de todos nos.
E quando dizemos é o destino, é por que nós não sabemos o que vai ser de nossas vidas no futur, ai quando acontece algo inesperado, falamos isso :)
Mais nossos destinos já estão escritos como, quando, onde e a que horas vai acontecer :)

Alyne Tavares nº:02
1ºB

Anônimo disse...

concerteza,se DEus não existisse a nossas vida não faria sentido.por isso Deus existi para fazer a vida de todos ter o maior sentido possivel,porque se a vida não tivesse Deus,a vida era completamente sem sentidoo.Mais Deus existi e a vida tem todo o sentido,por Deus.

Daniel LOpes N:06
2"G"

Anônimo disse...

Eduardo Goldschmidt Nogueira
N:47
1ºC


Acho que o ser humano precisa acreditar que exista um ser responsável e superior para tomar conta de seus atos.

JOSÉRAYNNER disse...

Na frase, usa-se o argumento de que deus existe somente para a vida possa fazer algum sentido, ou seja preencher um vazio que possamos ter dentro de nós e para explicar coisas que estão fora do nosso conhecimento. Muitas vezes usa-se o argumento da existência de algo divino para apenas, justificar certas atitudes e controlar um povo, de certa forma ignorante, que é capaz de seguir qualquer dotrina, desde que esta o faça feliz ou o leve para algum lugar 'melhor'.
Não temos maturidade ou capacidade suficiente para provar a existeñcia de um deus ou de vários destes, então para explicar a existência do mesmo as pessoas utilizam a fé, o que cria divergências a respeito dessa figura divina.

Mateus Raynner André
37
1º A

VEJA O FILME DO PORTA CURTAS PETROBRAS, CLICANDO NO TITULO ABAIXO:

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
DISCIPLINA FILOSOFIA - PROFESOR: JOÃO MOURA