segunda-feira, 27 de outubro de 2008

P.E.A. DA SEMANA DE 27/10 a 07/11 2008

Ética
Disciplina tradicional da filosofia, também conhecida por filosofia moral, que enfrenta o problema de saber como devemos viver.
A área da ética que lida com este problema da forma mais direta é a ética normativa.
A ética normativa ocupa-se em grande medida de dois problemas mais específicos:
1) O que é agir de uma forma moralmente acertada?
2) O que torna boa ou valiosa a vida de uma pessoa?
Enfim, a melhor opção ética é sempre aquela que dará origem aos melhores resultados?

Deixe seu comentário sobre as perguntas apresentadas!

34 comentários:

Natacha Rodrigues disse...

Sobre as questões:

1ª:Bom,na minha opinião agir de uma forma moralmente acertada,é agir da forma certa ou seja é ter certeza que aquela coisa é certa...
Por exemplo,nas eleições não sabemos quem é o melhor ou o pior canditado,mais temos tipo uma noção,mais tem gente que hoje em dia ainda é comprada,o seu voto é comprada por dinheiro....Mais isso é uma situação muito delicada,porque se alguém votar na pessoa errada,o estado vai ficar totalmente um caos!!

2ª:O que torna boa ou valiosa a vida de uma pessoa???é uma pergunta difícil de ser explicada,porque tem várias explicações.Pode ser por exemplo o carácter,porque uma pessoa sem carácter é totalmente uma pessoa que,não pode se confiar de jeito nenhum.A pessoa ser humilde e gentil também é uma boa aposta.Sim a melhor opção ética é sempre aquela que dá origem a bons resultados.


Aluna:Natacha Rodrigues Nº27
Série/turma:1ºC

Anônimo disse...

1 ) agir de uma forma moralmente acertada, na minha opinião, é agir de acordo com a ética, com a moral,com os bons custumes é agir do jeito que as pessoas consideram ser o certo.
2) O que torna boa ou valiosa a vida de uma pessoa, são os valores que ela segue, a melhor opção ética não é sempre a que da origem aos melhores resultados, pois todas as opções podem dar bons resultados mas isso depende da pessoa, e dos valores que ela segue.

Aluna: jéssica Rayssa
Numero : 13
Série/Turma: 1º "C"
Email: jee.rayssa@yahoo.com.br
jekxynha_@hotmail.com

Lucas de Santana disse...

Nao existe uma definiçao exata de certo ou errado dentro de ética, pelo fato de que, toda cultura tem sua forma diferente de ver o mundo, então o que é certo pra mim hoje pode não ser ceerto pra alguén na Índia por exemplo ou até mesmp pode nao ser certo pra mim daqui a alguns anos, considerando que nossa cultura vai se modificando ao longo dos anos.

Os objetivos que ela busca pra sua vida, a importância que ela tem na vida de outras pessoas faz com que sua vida seja valiosa. Não concretizamos nada com sucesso sem um ideal, sem buscar aquilo com firmeza e garra, esse ganância por novas conquistas, por objetivos lucrativos, seja com dinheiro, felicidade, estudos ou outra coisa, faz com que sejamos especiais e muito valiosos.

Na minha opiniao sim, por que com a ética adequada você ganha a confiança de seus amigos e com isso uma melhor qualidade de relacionamento com qualquer outra pessoa mesmo que seja de outro meio, a ética nos traz bens eternos. De forma que tenhamos sempre ela e com certeza seremos mais bem vistos na sociedade se tivermos uma ética adequada!

Lucas de Santana Oliveira da Veiga Jardim

Numero: 34
1A

Anônimo disse...

1)Agir da forma certa, fazendo o bem, sem precisar pisar em ninguém. Agir com caráter e educação.

2)AS BOAS AÇÕES QUE ELA FAZ; sem ter nenhum peso na consciência; sem fazer nenhum mal e nem desejar nenhum mal a ninguém. Se a melhor opção ética tiver caráter, ela trará os melhores resultados.

Aluna: Meirelly Dayara
n°:28
2°'G' Matutino

Millena Meireles disse...

Na minha opinião, a melhor forma moralmente correta de agir é aquela que favoreça à todos e de forma alguma prejudique à alguém. A vida de uma pessoa se torna realmente boa e valiosa quando essa pessoa possui valores e objetivos de vida que possam favorecer não somente a seu próprio ego, mas também à vida das outras pessoas; deixando de pensar que a sua vida é o mais importante, e dessa forma, pensaremos mais no outro e esqueceremos um pouco de nós mesmos; talvez, seja essa a solução de muitos problemas da nossa atual sociedade. Utilizando um sentimento para sermos mais sensíveis com os pensamentos e sentimentos dos outros, talvez seja uma forma de educação, respeito e principalmente de moral e ética. A melhor opção ética não é sempre aquela que dará os melhores resultados, porque a expressão: "melhores resultados" é bastante relativa. Um resultado bom para mim, pode não ser tão bom para outra pessoa, dessa forma, devemos agir segundo a nossa consciência e nossos valores, mesmo que as conseqüências não sejam as melhores aos nossos olhos, mas estaremos com a nossa mente descansada e segura, tendo a certeza de que agimos da maneira certa.

Millena Lima Nº30 1º"B" - Matutino

Débora Alves disse...

Débora de Paula nº 12 1ºA

Boa noite,
1)Agir moralmente e não matar, não roubar, não mentir, por isso, a moral prevalece sobre a ética. A moral tem tudo a ver com o direito de um até os limites que não violem os direitos do outro.

2) e cada um viver para que se torne possivel que as diversas éticas convivam entre si sem se violarem ou se sobreporem umas ás outras. Tem a ver com o "bom": é o conjunto de valores que apontam qual é a vida boa na concepção de uma pessoa.

Beijos.

Anônimo disse...

É agir com respeito e consciencia em relação aos outros,desde de q esses fatores sejam respeitados, podemos tambem usar o coração para "agir de forma moralmente acertada" pois quando respeitamos o espaço alheio conseguimos estabelecer a harmonia na sociedade.
São as atidudes positivas de uma pessoa q estabelecem seu valor, agir de forma ética e honrosa faz da vida um verdadeiro tesouro.
A ética do coração é sempre válida.

Anônimo disse...

1)Não a uma definição exata de ética.Algumas pessoas fazem de tudo para conquistar alguma coisa.Agir de forma certa para mim é você conquistar seu objetivo sem atrpalhar ninguem.

2)Eu acho que o que torna uma pessoa boa é o que ela realmente é.Mas para alguem se tornar uma boa pessoa ela tem de crescer com boas pessoas para se tornar uma boa pessoa.
Não porque por exemplo alguem pode mentir para conseguir algo e assim tambem quem esta sendo acobertado esta se beneficiando.


Aluno:Guilherme Morais Nº: 23
Série/Turma: 1ª A

Anônimo disse...

1)agir de uma forma correta ter certeza do que realmente queremos ter conciência dos atos que cometemos.

2) Temos que fazer boas coisas,se não queremos o mal não desejar ao outro.Temos que ter principalmente
carácter

Aluna:Jéssica Rio
nº 20 2°G matutino

Anônimo disse...

1- É agir de forma que não prejudique ninguém. Saber o que é certo ou errado, e estar conciente quando erra.

2- O caráter da pessoa explica tudo. Mesmo a pessoa ser um pobre e honesto, e mesmo passando necessidades, não roubar, já diz que a pessoa tem um caráter. Já uma pessoa que passa por cima de outras para conseguir o que quer e por isso que está numa classe social mais favorecida, essa pessoa não tem um bom caráter.

Nem sempre a melhor opção dá os melhores resultados, tem vezes que ao invés de fazer uma coisa que possa prejudicar alguém, você não a faz, mesmo te favorecendo, por motivos até "bobos", que depois você possa se arrepender, mais na hora era a coisa certa a se fazer.

Nome: Michelle
Nº: 29
Série/Turma: 1ºB

Anônimo disse...

1º:É agir de forma "correta" apesar de nunca a nossa resposta está certa ou seja expressar nossa opinião e ouvir a dos outros.
2º:Quando uma pessoa age com ética moral,expressando sua opinião e ouvindo e principalmente respeitando a vida.
Nome:Matheus Freire nº:26
Série:1ºB

Anônimo disse...

Nicole Bucur n°:33 1°B

1- Na minha opinão,agir de forma moralmente correta,é agir de forma que não prejudique ninguém,dentro do conjunto de princípios morais criado pela sua sociedade, não sendo necessariamente correto na cultura de outra sociedade(país).

2- O que torna realmente a vida boa e valiosa de uma pessoa é a forma com que ela age perante a sociedade no seu dia-a-dia são os valores positivos que ela transmite para as pessoas ao seu redor, por exemplo: honestidade,sinceridade, etc.

Anônimo disse...

1)Eu acho que agir de forma moralmente correta é fazer o que
você acha correto,sem prejudicar as pessoas ao seu redor.

2)São as escolhas que uma pessoa faz é que torna a vida dela boa e valiosa,se ela escolhe ajudar aos outros individuos isso a torna mais valiosa do que os que escolhem tirar proveito do proximo.

Michael Bucur 1ºB n°:28

Anônimo disse...

Na minha opinião agir de uma forma moralmente acertada é tentar conviver da melhor forma com o próximo, respeitando suas diferenças. Uma pessoa sempre deve agir de acordo com a sua consciência procurando visar, a situação e agir de forma condizente aos padrões de ética da sociedade.

O que torna boa ou valiosa a vida de uma pessoa nada mais é do quê respeitar o próximo, ter apreço à família, amar, crer no Deus soberano e sonhar. Devemos viver cada dia de nossas vidas como se fosse o último, pois nunca sabemos o que virá no amanhã.
Não devemos deixar que o amor esfrie, se torne escasso, não de vemos deixar que ele morra. Pois se um dia isso ocorrer não haverá vida, não sobrará pedra-sobre-pedra.

Anônimo disse...

Na minha opinião agir de uma forma moralmente acertada é tentar conviver da melhor forma com o próximo, respeitando suas diferenças. Uma pessoa sempre deve agir de acordo com a sua consciência procurando visar, a situação e agir de forma condizente aos padrões de ética da sociedade.

O que torna boa ou valiosa a vida de uma pessoa nada mais é do quê respeitar o próximo, ter apreço à família, amar, crer no Deus soberano e sonhar. Devemos viver cada dia de nossas vidas como se fosse o último, pois nunca sabemos o que virá no amanhã.
Não devemos deixar que o amor esfrie, se torne escasso, não de vemos deixar que ele morra. Pois se um dia isso ocorrer não haverá vida, não sobrará pedra-sobre-pedra.

fernando disse...

1)na minha opiniao etica e a forma que uma pessoa pratica uma açao tendo a certeza que pode estar acertando ou errando nesa escolha e ter a certeza que a coisa e certa.

2)o que torna bao a vida dos outros?na minha opiniao e tudo que uma pessoa pratica com o meio, carater,suas opinios,seu modo de vidalembrando que uma pessoa e espesial pelas suas açoes.

fernando silva neiva junior
N:06
Turma:1C

Anônimo disse...

Steffany - 2° H- N°- 29

1- É você agir de acordo com as obrigações impostas pela sociedade,
quero dizer, agir como um bom cidadão.

2- É a pessoa aceitar, seus direitos e obrigações e praticá-los, mesmo criticando positivamente.
A ética é sim a melhor opção para melhores resultados, sem ética não temos uma vida melhor, seja ela profissional,ou em qualquer outra área!

Anônimo disse...

1)Na minha opinião é agir de uma forma certa, que ajude a todos e nao prejudique ninguem...

2)Toda vida é valiosa por mas que essa pessoa fassa mau a muitas pessoas, pois para Deus nos somos todos iguais e quando ele morre ele vai ser julgado por Deus e vai receber seu julgamento.

Aluno:Fabio Machado
Número:16 Série/Turma:1A

Anônimo disse...

Isso depende da sociedade em que você vive. Afinal o correto não basta se correto para você mas para o todo , fato.

Outro elemnto que só será definido de acordo com a opinião de um todo e algumas vezes do ponto de vista.

Vejamos bem. Era um vez um surfista daqueles bem bonitos , estava ele nadando com sua prancha quando viu um tubarão. Muito sortudo um barco pesqueiro estava por perto e os pescadores vendo o perigo matam o tubarão a tiros .
"Ei garoto deveria tomar cuidado , vc não sabe o quanto os tubaroes são perigrosos?"
Agora lá no fundo do mar estava a mamãe tubarão falando para seu filhote.
"Cuidado meu filho não suba lá encima existem homens muito mal que podem te machucar"

Em resumo o certo e o errado é relativo, muda de ponto de vista para ponto de vista.

Se você quer sobreviver apenas faça o que é correto no panorama da sua sociedade, do contrário você pode acabar "baleado" .

Laís Pinelli
1ºB Matutino
nº 20

Unknown disse...

Boa noite! =)
1)Bom eu acho que e a pessoa agir de uma maneira certa, ou agir de uma forma que ela considere que ta certo.

2)Eu acho que oque torna valiosa a vida de uma pessoa , e os principios e a educaçao que ela segue. Pois se isso for importante mesmo pra ela, ela vai seguir e vai procurar ser feliz assim, pra ela isso e tambem uma questao de etica, porque e o careter dela que mostra oque ela realmente e.

Unknown disse...

Boa noite!

1)Bom eu acho que e a pessoa agir de uma maneira certa ou agir de uma forma que ela considere certo.

2)Eu acho que oque torna valiosa a vida de uma pessoa, e os principios e a educaçao que ela segue.Pois se isso for importante mesmo pra ela, ela vai seguir e vai procurar ser feliz assim.Porque e o carater dela que esta em jogo e mostra quem realmente ela e, isso tambem pode ser etica.

Aluna:Aline Rodrigues
Serie: 1°A n°:3

Anônimo disse...

1} Viver de forma moralmente acertada, é viver seguindo as regras impostas. É viver sem ir contra lei. É saber compartilhar seus bens, ajudar o próximo Só que muitas pessoas não vivem assim. Tais pessoas roubam, matam, estupram, tudo pela ganância e pelo bem pessoal. Eles não se preocupam com o próximo. Exemplo um grande traficante de drogas que não consegue ser pego pela polícia de jeito nenhum. Ele tá ganhando um dinheirão, tá comprando casas e carros bons. Para que agir com "moralidade" se o que ele tá fazendo tá o melhorando "economicamente"? É como eu li em um livro "A moralidade levanta restrições de que podemos não gostar ou desejar. Então por que não havemos nós pura e simplesmente esquecê-la?
Tem muitas pessoas ruíns nesse mundo e não podemos deixá-las soltar por aí usurfruindo do que é da população. BOM, é isso.


2)Já essa pergunta depende muito de cada pessoa. Há pessoas que tornam suas vidas "valiosas" a partir do momento em que tem dinheiro em mãos, em ter uma vidinha fácil sem ter que correr atrás de um susteno em suprir seus próprios desejos. Já existem as pessoas que acham a vida valiosa indendentemente de valores desejados, como o amor, a amizade, o saber, etc...



Sim. Para determinar o que devemos ou
podemos fazer precisamos apenas de avaliar as conseqüências dos
nossos atos e evitar realizar certos tipos de atos, e respeitar certos DIREITOS.


Paulo Ricardo Vieira Borges
1ºA
nº43

Anônimo disse...

Na minha opinião não existe certo ou errado, uma coisa que é certa pra mim, pode ser errada pra você, e uma coisa que é certa para você, pode ser errada pra mim.Não existe e nunca existirá Verdade absoluta!!

Nós não devemos apenas valorizar nossa vida mas valorizar também a vida do próximo pois esse tambem valoriza a dele e deve valorizar a nossa.

Contudo isso toda sociedade estará sempre imposto o que é certo e o que é errado cabe a cada um de nós optar pelo melhor.

Anônimo disse...

Natália Santos Guimarães 1ºA

1) O que é agir de uma forma moralmente acertada?
2) O que torna boa ou valiosa a vida de uma pessoa?
Enfim, a melhor opção ética é sempre aquela que dará origem aos melhores resultados?

1-Bom,agir de uma forma moralmente correta para mim,é procurar ser honesto em uma ação,ser correto em um ato,fazer algo que você tem certeza que é o certo.

2- Uma vida é valiosa,pelo fato de darmos valor a ela.
Existem pessoas que não dão valor a vida e por fim acabam fazendo besterias sem pensar,tornar uma vida boa é ter condições de viver,ou um objetivo para tal.
Nem sempre a opçao que te dará mais lucro é a correta .
por exemplo os politicos, a descisao de roubar o povo ,de ter mais dinheiro, de satisfazer desejos egoistas parece tentadora a seus olhos ,mas será que é a opção mais ética?
claro que não podemos julgar todos os politicos para tal ato mas temos que ter consciencia que nem toda a melhor opçao é correta.

Natália Santos Guimarães
nº41 1ºA

Anônimo disse...

1) O que é agir de uma forma moralmente acertada?
2) O que torna boa ou valiosa a vida de uma pessoa?
Enfim, a melhor opção ética é sempre aquela que dará origem aos melhores resultados?

1-Bom,agir de uma forma moralmente correta para mim,é procurar ser honesto em uma ação,ser correto em um ato,fazer algo que você tem certeza que é o certo.

2- Uma vida é valiosa,pelo fato de darmos valor a ela.
Existem pessoas que não dão valor a vida e por fim acabam fazendo besterias sem pensar,tornar uma vida boa é ter condições de viver,ou um objetivo para tal.
Nem sempre a opçao que te dará mais lucro é a correta .
por exemplo os politicos, a descisao de roubar o povo ,de ter mais dinheiro, de satisfazer desejos egoistas parece tentadora a seus olhos ,mas será que é a opção mais ética?
claro que não podemos julgar todos os politicos para tal ato mas temos que ter consciencia que nem toda a melhor opçao é correta.

Natália Santos Guimarães
nº41 1ºA

Anônimo disse...

Bárbara Lima N°03 1°C

1) agir de uma forma é agir do jeito da sociedade, de uma maneira certa e expressiva...de uma maneira em que você ache que as pessoas consideram certo o seu jeito de agiir...

2) Boom, o qe torna boa ou valiosa a vida de uma pessoa, sãão as conqusitas que ela teeem....

Anônimo disse...

1 - Agir de forma moral acertada é agir certo e sem segundas intensões de se errado e também ser bom com sigo mesmo e com as outras pessoas também.

2 - Na minha opnião é quando a pessoa está bem consigo e bem com o mundo porque quando a pessoa esta triste pra baiixo nunca a vida dela vai ser valiosaa.

Nome: stephany N°: 40 Serie/Turma:1°C

Anônimo disse...

1)Ser honesto..fazer o que se acha certo

2)A vida só é valiosa,ou boa..quando damos valor a ela..quando fazemos as coisas de acordo com o que é certo.
é o carater dela que esta em jogo e mostra quem realmente ela e, isso tambem pode ser ética.

Mannuella 2ºG nº23

Anônimo disse...

1) É agir de uma forma verdadeira, de uma forma ética, apostando nos valores de um cidadão.

2)o caráter de cada pessoa e suas atitudes dentro da sociedade.

Sim, sempre visando valorizar a moral e a ética no comportamento pra se ter melhores resultados.


Thayane Flores dos Santos
Nº : 43

1º C

Anônimo disse...

Agir de uma forma moralmente acertada vai bem pela ética e moral que cada pessoa possui. Mas pela expressão "moralmente acertada" dá pra gente entender que devemos agir de forma correta pensando sempre no futuro. Se nós agimos de forma correta, que não faça mal a ninguém, estamos contribuindo para podermos formar um caráter melhor para toda a humanidade!
O que torna boa ou valiosa a vida de uma pessoa, certamente é a ética e o caráter de ambas. Se a pessoa possui um caráter reto (ou seja, que só faz coisas boas e agradáveis) juntamente com a sua ética, então essa pessoa com certeza será bem vista pela sociedade! E, sendo assim, a vida dessa pessoa não se torna valiosa somente para as outras pessoas mas também para si mesma!
Por isso, devemos pensar 2, 3, 4, ou quantas vezes for preciso antes de cometer algum ato. Nós não devemos pensar no que as outras pessoas vão pensar da gente e sim no que condiz a nossa ética. Devemos procurar ter mais noções sobre os nossos valores. Devemos agir de acordo com a nossa consciência e assim construir um bom caráter diante de nós e da humanidade!

Paula Cristina
1º "A"]
Nº 42

Anônimo disse...

Agir de forma normalmente acertada na minha opnião é agir da sua maneira, ou seja, fazer o que voce acha certo, todos nós erramos um dia mais se formos fazer as coisas pensando na opnião dos outros não estaremos agindo de meneira correta, então temos que agir com nossos próprios atitudes, e sempre pensando que agimos da maneira certa.

Tambem acho que temos que dar valor em nossas próprias vidas, isso tornará ela mais valiosa. Agora como deixar a vida boa, já depende de cada um por que tem gente que por um simples ato acaba com a felicidade da vida, isso a deixa muito ruim , mais se temos amigos, não brigamos oudiscutimos isso á torna mais agradavél.

Alyne da Costa Tavares n: 02
1ºB

Anônimo disse...

Eduardo Goldschmidt Nogueira
Nº:"47"
1º"C"

1) O que é agir de uma forma moralmente acertada?
2) O que torna boa ou valiosa a vida de uma pessoa?
Enfim, a melhor opção ética é sempre aquela que dará origem aos melhores resultados?



1)Para mim, agir de forma moralmente acertada é agir de acordo com as regras existentes na sociedade.

2)Acredito que uma vida se torna valiosa devido as conquistas da pessoa, vivendo de acordo com a sua própria ideologia e sempre de acordo com seus próprios sentimentos.

JOSÉRAYNNER disse...

Bem, é praticamente impossível agir de uma maneira universalmente moralmente aceita, cada povo, cada pessoa tem seus própios fundamentos morais, alguns deles são iguais aos de muitos outros, quando se está em um grupo em que TODOS pesam da mesma forma e tem os mesmo valores (algo quase impossível) e você age de acordo com a moral do grupa você está tendo uma ATITUDE MORALMENTE ACEITA.
A pessoa só está feliz e satisfeita com sua vida quando pode agir livremente de acordo com seus principios, mas na nossa sociedade quase toda nossa liberdade é privada, o que torna as pessoas reprimidas e infelizes.
O melhor caminho não é o que dará resultado e sim, aquele em que você esta agindo sem nenhum peso na conciencia de que estará infligindo sua moral e a etica de nossa sociedade.

Mateus Raynner André 37
1ºA

Anônimo disse...

Bom para falar a verdade, é quase impossivel agir de forma correta para agradar à todos em nossa volta, pois cada um têm suas particularidades, cada ser carrega em seu carater, o que julga ser correto para ele mesmo e para o seu meio (sociedade), a moral entra de formas diversifcadas em nosso cotidiano, pois cada individuo, tem pensamentos e ideologias diferentes e particulares, creio que cada um deve agir da forma que acha correta sem infligir a liberdade alheia.

Aluna: Jéssica de Oliveira Costa
Turma/Série: 2°G
N°: 19
Turno: Matutino.
Beeiijo professor. ♥

VEJA O FILME DO PORTA CURTAS PETROBRAS, CLICANDO NO TITULO ABAIXO:

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
DISCIPLINA FILOSOFIA - PROFESOR: JOÃO MOURA