segunda-feira, 11 de agosto de 2008

P. E. A. da SEMANA 01

COMENTE A AFIRMAÇÃO ABAIXO:

"O que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida." (William Shakeapeare)
-------------------------------------------------------------------

Leia e Comente o texto a seguir:

O Meu Sim ......

Não viemos ao mundo por acaso, simplesmente por vir.
Temos um lugar a ocupar, um papel a nossa espera, uma missão a cumprir.
Um apelo nos e feito a cada instante e a nossa resposta e urgente e inadiável, única e singular.
Esta e a responsabilidade de cada um, a certeza de que somos insubstituíveis, na integra, porque ninguém e igual a ninguém, pessoa alguma e igual a mim ou igual a você.
O meu sim e diferente do seu, assim como a sua historia e diferente da minha.
O meu temperamento e único, como únicos, a sua concepção de vida e a sua visão do mundo.
A sua maneira de ser e só sua e você pode decidir de modo impar, em relação ao todo.
Mas, embora únicos, não vivemos separados.
Fazemos parte de um bloco, uma gigantesca engrenagem, que depende de cad um, isoladamente.
O mundo, a humanidade, depende da minha decisão, da sua ação, do meu espírito, da sua inteligência, do meu otimismo, da sua compreensão, do amor.
Se você se esquivar, se voe negar a sua parte, haverá uma lacuna e ninguém poderá preenche-la. O que e seu, só você mesmo pode dar.
Porque você e único.
O mal do nosso tempo, e o nosso mal, e acusar o mundo e a humanidade, como se não fizéssemos parte deles e fossemos tão somente, simples espectadores.
O mundo é nós. Nós somos humanidade.

33 comentários:

Anônimo disse...

Sobre a frase: Importa mais as pessoas que você têm do seu lado, seguindo com você e te ajudando a crescer(pois serão elas que te ajudarão a ter alguma coisa na vida) do que aquilo que você têm de material.

Sobre o texto: Ninguém é igual a ninguém, acho que todos sabem disso apesar de sempre falar que TAL PESSOA é igual a OUTRA. Cada um tem seu jeito único de ser, suas idéias e pensamentos, cada um tem o seu lugar reservado, aquele lugar que nenhuma outra pessoa pode substituir. Por isso todos nós temos que fazer nossa parte, por que caso contrário, sempre faltará um pedaço. Pois cada um de nós apesar de sermos únicos, dependemos um do outro. Somos um só, uma humanidade, um mundo.

Aluna: Meirelly Dayara Xavier de Oliveira Goulart
Série: 2°'G' Matutino
N°: 28

Unknown disse...

Realmente somos diferentes um dos outros, podemos ser no máximo parecidos mas não iguais, cada um de nós tem um jeito de pensar, de falar, de agir, e cada um faz a diferença na humanidade, cada um tem q fazer então a sua parte na humanidade e não pensar q ñ faz diferença, pq se todo mundo pensar assim... e concordo que o importante é quem a gente tem na vida e não o que, porque o "o que" acaba,e provavelmente te trará benefícios na hora, mas quando acabar não, já quem você tem pode até ir, mas concerteza te deixará os benefícios que causou

Daniel Vieira Borges nº:10
1º "A"

Anônimo disse...

Realmente a frase mostra o quanto é importante valorizar não somente o material mas também o próximo.Devemos ter a conciência de quanto é importante poder contar com alguém,poder ser amado,poder amar.
Em relação ao texto "O Meu sim..." concordo com o que é proposto devemos sim,se concientizar com o tema.Todos temos um objetivo no mundo e é necessário de um modo ou de outro tentar alcança-lo.

Carlos Eduardo 1'A' n:08

fernando disse...

Todos nos viemos ao mundo com uma missão a ser comprida, ninguém e igual à outra pessoa mesmo que sejam parecidas fisicamente, elas são diferentes no se modo de ser, de vestir, de agir, de falar, e muitas outras características individuais, que cada um possui.
Por mais que tente se parecer com alguém nunca vai ser como ela, pois ela possui características diferentes da sua e você da dela.
Tem pessoas que tentam encontra pessoas queridas em outras pensando que vai ser do mesmo jeito, ninguém e igual, todos nos somos diferente.

Nome: Fernando silva Neiva Junior
Nº: 06 serie/turma: 1ªc
fernando.silvaneivajunior@gmail.com

lucas disse...

Aluno:Lucas Alves Caetano Sá
Série/Turma:1"C"
Número: 22
P.E.A. da SEMANA 01

Nós temos que ter mais amor uns com os outros, respeitar para ser
respeitado, se cada um fizer a sua parte na humanidade,o mundo iria
ficar benéfico para todos.

Unknown disse...

Stella Moreira,n�32 2�G

Temos v�rias responsabilidades, deveres a cumprir no nosso dia-a-dia.
Todos temos responsabilidades, todos somos �nicos e diferentes, pois ningu�m pode ser algu�m que goste,pode ser parecido mas n�o igual, cada um tem seu temperamento, sua vida e seu modo de enxergar o mundo.
Podemos ser �nicos, mas todos precisam uns dos outros,assim com a minha opni�o ou a sua forma de pensar, podemos mudar o mundo ou at� mesmo ajudar outras pessoas que tem uma vis�o diferente do mundo.
E por falta de tempo que muitas pessoas n�o tem,que acabamos deixando o mundo de lado,esquecendo que o mundo precisa de cada um de n�s para fazer a diferen�a.

Natacha Rodrigues disse...

SOBRE A FRASE:Na frase está relatando que,não importa oque temos de bens materiais,mais sim temos que nos importar com as pessoas que nos ajudam a crescer na vida.Porque os bens materiais que você tem,vai entrar e sair da sua vida,mais as pessoas que te ajudarão permanecerão,mesmo que seja em pensamento.As pessoas tem que parar de ser materialista e pensar quem de importante está ali ao seu lado,no dia a dia,ajudando você a começar o seu futuro de uma forma precisa e objetiva.

SOBRE O TEXTO: Ninguém é igual a ninguém.Cada um tem uma qualidade e um jeito diferente de ser.Cada um tem um objetivo diferente a ser comprido e seguido.A vida é um relógio que não para e que constantemente nos traz seus presentes. A humanidade é objeto de uma chuva de graça incessante. O que se perde, em seguida é reposto,por pessoas totalmente diferentes umas das outras.Todos nos somos diferentes mais dependemos uns dos outros ou seja cada pessoa sabe algo diferente a ser explicado.


ALUNA: Natacha Rodrigues Nº27
Série/turma:1ºC
turno:matutino

Millena Meireles disse...

Concordo com o texto, pois não somos independentes, ou seja, dependemos de outras pessoas para sobreviver. Como pagamento disso, devemos aprender a servir, ao invés de sermos servidos, aprender primeiramente a amar para sermos amados e assim por diante. Pois só assim perceberemos que todos só iram progredir se cada um de nós pensar primeiramente no outro e esquecer um pouco de si, deixando de pensar que somos o centro do mundo e que nada é mais importante que nós mesmos, isso significa ter humildade e dignidade para reconhecer que apesar de você pensar que sabe fazer algo melhor que alguém, isso não te torna melhor que ninguém, porque todos possuímos diferentes qualidades e defeitos, e assim, devemos aprender a vivermos unidos para que ocorra uma crescimento íntegro e uniforme.


Millena Lima Nº 30
Série/ Turma: 1º"B" Matutino

Unknown disse...

Nome: Levi de Oliveira Senhorinho
serie/turma: 1ªC
Nº:20
1ªsemana...

Sem nos o mundo não teria historias "So se DEUS quisesse";
Cada pessoa é única neste mundo, não tem como uma pessoa ser igual a outra por que a muita mistura de raças...

O mundo NÃO teria GRAÇA se todos nos fosse-mos iguais, não iria ter importancia fazer amizade porque a pessoa iria ser igual a mim, i eu sei como eu sou...

João Paulo disse...

O que Shakeapeare quis dizer com esta ilustre frase é que o que é realmente importante em nossas vidas são as pessoas que estão com a gente, aquelas em que compartilhamos momentos difícies e ruins, aqueles que cuidam da gente, aqueles que nos amam e que nos fazem bem, enfim.Não é essencialmente importante o bem material.E é aí que refletimos:
do que adianta termos jóias, carrão, mansão, uma vida de luxo se não temos uma pessoa para nos acompanhar e para nos amar? tiramos a conclusão de um trecho da música de Tom Jobim 'É impossível ser feliz sozinho'. Larguemos essa vida capitalista que vivenciamos e vamos amaar =D Abraço à todos

João Paulo disse...

João Paulo Vieira 1° A matutino n° 28

Anônimo disse...

Concordo total e plenamente com a frase de Shakeapeare. Ele que tentar passar a mensagem de que o que realmente importa na vida de alguém e em "quem" você tem na vida, não importando o "que" você tem. Mas isso não é o que acontece por completo. Vivemos num mundo capitalista, e o que predomina é a ganância. As pessoas se importam mas com o que tem. Tanto é que tem gente que mata outrém pra conseguir o que quer. Como é o caso daquele cara que ganhou na loteria e a mulher dele matou-o ou tentou, não sei.
É um exemplo em que a frase de Shakeapeare não é bem interpretada. Mas é claro que eu não tô falando em relação à todos os casos. Tem gente sim, conscientes, que se importam mais com quem tem na vida, que é o que deveria ocorrer em 100% da população. Devemos dar mais valor à outrém, principalmente aqueles que te amam e te querem bem. Devemos cuidar e cultivar isso. Ganância não é o caminho certo a ser seguido. Procure amar mais quem tens na vida. Espero que esteja correto quanto a minha opinião.
Paulo Ricardo Vieira Borges.
Nº 43
1º A - Matutino

Unknown disse...

Comentario da frase:
Po na minha opnião não importa as coisas materiais que você tem, e sim as pessoas que estão ao seu lado...
Pois as pessoas ,ao contrario da coisas materias ..tem pensamento e podem sentir alguma coisa pela gente.....
As coisas materias passam.... ja as pessoas que estão do nosso lado... por toda eternidade ficarão gravadas em nosso coração...
Em fim...devemos pensar antes de dar valor nas coisas materias(não-viva) do que nas pessoas...que elas sim querem nosso bem...

Nome:LUCAS HEITOR MATTOS GALVÃO VALADARES.
Serie:1 Turma:''c''
Numero da chamada: 24.

Unknown disse...

Comentario do texto:
Por mais que possamos negar..ninguem é igual a ninguem...
Pois todas pessoas tem defeitos e qualidades unicas....
Existem pessoas que falam que aquele é igual aquela, mas na verdade não ..ninguem é igual a ninguem..
Porque tera modos de pensar..de andar..de vestir diferente...
Não devemos achar que todo mundo é igual ou achar que aquela pessoa é igual aquela...
Devemos sim é ir la no fundo de cada pessoa,e buscar a qualidade que ela tem. pois a qualidade sim marca cada tipo de pessoa..
Porque não é atoa que viemos ao mundo..viemos para expresar nossas semelhanças e diferenças uns para os outros...

Nome:LUCAS HEITOR MATTOS GALVÃO VALADARES.
Serie:1 Turma:''c''
Bumero da chamada:''24''

Anônimo disse...

Todos somos diferentes, não na cor, raça ou religião...
Mais sim no seu geito de ser, nas suas atitudes e tudo mais.
Portanto na minha opnião você pode ser igual no seu modo de vestir, mais jamais uma pessoa pensará igual á outra!

Alyne Tavares
1ºB

Unknown disse...

Lucas matheus
1° B
n° 23

''Hoje o homen se importa mais com coisas materias,mas a amizade ou o amor é mais importante do que tudo,
mas o homen nao vê isso,então a frase quer dizer que a companherismo o que seja é mais importante do que coisas.''

JOSÉRAYNNER disse...

Concordo com a afirmação de Shakeapeare. Afinal, bens materiais podem ir embora,já amigos são para sempre. Embora hoje em dia algumas pessoas darem mais importância ao dinheiro que ao todo resto, eu acho que temos sim que preservar nossas amizades e familiares!
O fato de sermos todos diferentes uns dos outros, ajude a existir essa falta de valor ao proxímo. Mas, e que tal olharmos mais as semelhanças que as diferenças?
Seria melhor para construir um mundo harmônico!
Podemos aprende a conviver com nossas diferenças, para que essa 'gigantesca engrenagem' funcione bem!
Não estamos sós, então é bom comersarmos a pensar o proxímo.

JOSÉRAYNNER disse...

Mateus Raynner André de souza 1º a
número 37

foi o que comentou e disse "hoje em dia algumas pessoas darem mais importancia ao dinheiro"

JOSÉRAYNNER disse...

o comentário foi do Mateus Raynner
primeiro ano a número trinta e sete

Unknown disse...

O texto mostra como um indivíduo pode afetar todo o mundo,mostra como é importante nos responsabilizarmos pelas nossas ações,mostra que temos uma missão aqui na Terra, que é claro que não nascemos sem um objetivo na vida.
Temos que nos conscientizar da importância do nosso papel na sociedade, da importância de fazer alguma coisa para mudar esse destino de mais pobreza, violência, que infelizmente parece estar traçado para as pessoas de todo o mundo.
Se cada um fizesse a sua parte na sociedade, desempenhasse bem o seu papel no mundo, com certeza viveríamos em condições melhores das atuais.
O destino do mundo está em nossas mãos, só basta fazermos o certo.

Thaís Queiroz Macedo nº42
s/t:1ºC

Mannuella disse...

Ninguéem é igual a ninguém...
cada um tem seu jeito...sua personalidade.e não precisa mudar pra agradar os outros.as pessoas tem que gostar de nós pelo o que somos de verdade.
E mesmo sendo diferentes uns dos outros,precisamos dos amigos,das pessoas para vivermos,aprendermos a cada dia que passa.
viemos ao mundo com a missão de tbm expresar nossas semelhanças e diferenças uns para os outros...


Mannuella Godinho Nº 23 2ºG

Unknown disse...

FRASE : a frase quiz disser que se vc tiver pessoas que te amem, vc nao precisa mas de nada pra ser feliz nessa vida. porque estando com quem quer sem bem, voce sempre estara bem !

TEXTO : bom no texto esta dissendo que cada um ao chega no mundo tem sua missao, tem algum a mas para fazer.
E por mas que existam pessoas parecidas fisicamente, nao vai aver uma pessoa com a mesma atitude da outra nem no modo de pensar e agir ! pois num fato ocorrido a milhoes de angulos e visoes diferentes .

Maycon Douglas de Souza Silva N: 27
2ºG Matutino

Unknown disse...

sobre a Frase: que dizer que nao importa o que você tem ou teve na vida mais sim as pessoas que você na sua vida.

Texto:E que nao viemos ao mundo por uma coincidência, mais sim por cada que um de nois tem uma missão a cumpri aqui. E que somos realmente diferente , cada um tem a sua historia, seu modo de vida, e que ninguem e igual a ninguem.Mais mesmo a gente sendo diferente e insubstituíveis, nao vivemos um longe do outro, nao vivemos separados .O mundo e a humanindade depende das nossas ações, da nossa força de vontade para faze-lo melhor. E mesmo todo mundo fazendo sua parte e você negar a fazer a sua , sempre vai fica um espaço vago esperando a sua ação , e isso ninguem pode completar , so você mesmo.O nosso mal e acusar o mundo e a humanidade, mais o mundo e a gente faz e a humanidade somos nóis.

Unknown disse...

Gabriella de Souza Elizeu
Serie: 2 turma G n°: 14

sobre a Frase: que dizer que nao importa o que você tem ou teve na vida mais sim as pessoas que você na sua vida.

Texto:E que nao viemos ao mundo por uma coincidência, mais sim por cada que um de nois tem uma missão a cumpri aqui. E que somos realmente diferente , cada um tem a sua historia, seu modo de vida, e que ninguem e igual a ninguem.Mais mesmo a gente sendo diferente e insubstituíveis, nao vivemos um longe do outro, nao vivemos separados .O mundo e a humanindade depende das nossas ações, da nossa força de vontade para faze-lo melhor. E mesmo todo mundo fazendo sua parte e você negar a fazer a sua , sempre vai fica um espaço vago esperando a sua ação , e isso ninguem pode completar , so você mesmo.O nosso mal e acusar o mundo e a humanidade, mais o mundo e a gente faz e a humanidade somos nóis.

Anônimo disse...

~*Muito bom esse texto*~
Verdade , fomos feito cada um com uma qualidade e com diferenças ...
porém para vivermos na sociedade precisamos aprender a viver com a qualidade de cada um porém com todos unidos! juntados O que temso de bom para fazermos uma sociedade menos pior...

Karoline Santos lopes n:18
Serie/turma: 1°"B"

Anônimo disse...

SOBRE A FRASE:O mais importante não e qum você tem na vida mas as pessoas que você tem .As pessoas entram na nosssa vida por acaso mais não e por acaso que elas permanecem.

SOBRE O TEXTO:não viemos ao mundo por acaso! temos uma missão a cumprir, cada um tem essa missão! temos que fazer algo por alguém pelo mundo contribuir para humanidade
se cada um fazer sua parte teremos um mundo melhor.Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.

Centro Educacional 02 do Guará – GG
Disciplina:Filosofia
Professor:João Moura
série/turma: 2°G
Nº20
Turno:Matutino

João Paulo disse...

João Paulo 1°A 28
Meu sim:
Sim, não podemos achar que só porque existem bilhões e bilhões de pessoas no mundo, nossa influência nesse não conta em nada.Até porque tudo o que fazemos reflete no mundo e consequentemente nas pessoas que estão nele, sejam essas pessoas conhecidas ou não.Viemos ao mundo para seguir nossas metas, saltar os obstáculos e ajudar a sociedade à combater seus males. Devemos nos antenar que cada um é cada um, Todos somos diferentes e únicos, logo insubstituíveis. Seria chato, desde então, se todos seguissem os mesmos estímulos e objetivos;nossa vida seria muito mais competitiva e
com isso guerras surgiriam.Não é por acaso que todos nós temos uma concepção sobre a vida u.u
O conjunto de ações realizados entre as pessoas que fazem o mundo e tudo em que nele está contido funcionar =D
Se deixarmos de fazer algo que devíamos ter feito, o planeta sentirá, perceberá a ausência da ação.É, não podemos apenas criticar o planeta e a humanidade se é aqui que moramos e é aqui que vivemos, temos sempre que tentar melhorar o mesmo, e acabar com essa história de que o mundo está errado e que o mundo vai acabar e etc.
Ajamos desde logo para melhorarmos em vez de criticarmos o mundo e a humanidade ... =D JP

Anônimo disse...

o Meu sim...
Sim, se alguém colocou a gente no mundo, alguma missão temos a comprir. Claro, cada um tem sua forma de pensar, mas todos devemos colaborar pra fazer de NOSSO mundo, um mundo mais correto. Até porque, indiretamente, moramos todos juntos. Devemos ser menos imaturos e cuidar do que é Nosso. Eu tenho minha opinião, você a sua. Mas e daí? Todos nós devemos influenciar mais. Todos nós devemos fazer nossa parte pra colaborar. Sozinho não consigo, juntos, somente, conseguimos. E é por isso que existe a frase : "A união faz a força". Afinal, esse mundo é Seu e Meu. Então pensemos melhor quanto nossas opiniões.
Paulo RICARDo Vieira Borges.
1º ano A nº:43
Matutino

Anônimo disse...

Concordo sim que o mundo depende de nós pois nós somos o mundo em que vivemos, mas para muitas pessoa isso não acontece, acham que se nós temos um presidente esta tudo resolvido, não é assim que funciona, temos que lutar pelos direitos para construímos um mundo melhor ai sim tudo vai começar a dar certo, cada um fazendo sua parte.

jacksinho disse...

Erivaldo. serie/turma:1 B


e eu acho que ninguem e igual a ninguem,igual esta falando ai.
cada um tem o seu modo de viver, e nunca ninguem fez a mesma coisa que eu "fiz", entao cada cidadão e de um jeito!!
E e logico que viemos para oucupar o nosso espaço que tava reservado aqui na terra, o o nosso lugar tinha que ser soh paz, mas aparece umas pessoas que nao dao importancia pra vida sai matando qualquer um, envez de aproveita ai vida e deixa as pessoas aproveita tambem...
eu acho que e soh!!

Anônimo disse...

N:17 2 H
Todos temos jeitos deferentes de agir,pensar,etc.Mas o mas importante e ter respeito pelo carater do proximo mas acima de tudo saber aceitar o outro, nos somos a humanindade e temos que saber viver nela da melhor maneira possivel!

Anônimo disse...

nome:Kênia A.S. Rodrigues
serie/turma:1° c n°18

O mundo e nosso,nós somos o mundo por isso deveriamos dar mais valor...nas pessoas deveria ter mais respeito com os cidadoes...por que afinal ninguem e igual e o mundo não e de ninguem e nosso...

Thiago Ross disse...

Somente nós podemos fazer algo pelo mundo, que é o local de origem de cada ser.

Nossa parte no mundo é somente nossa, não ha como deixar de fazer algo, pois até uma coisa mais insignificante, tem um objetivo.

Temos que preservar nossos amigos, pois isso tb faz parte do convivio humano, deixar as coisas materias de lado e aprender-mos a amar mais o próximo, com isso teremos paz interior e iremos conseguir chegar em nossos objetivos.


nilton rossetto de oliveira
1°A

VEJA O FILME DO PORTA CURTAS PETROBRAS, CLICANDO NO TITULO ABAIXO:

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
DISCIPLINA FILOSOFIA - PROFESOR: JOÃO MOURA