quinta-feira, 21 de agosto de 2008

P.E.A da SEMANA 04

Nas discussões filosóficas sobre Cidadania e Política, entender a cidadania a partir da redução do ser humano a suas relações sociais e políticas não é coerente com a multidimensionalidade que nos caracteriza e com a complexidade das relações que estabelecemos com o mundo à nossa volta e com nós mesmos.

Assim, a luta pela cidadania passa não apenas pela conquista de igualdade de direitos e de deveres a todos os seres humanos, mas também pela conquista de uma vida digna, em sua mais ampla concepção, para todos os cidadãos e cidadãs, habitantes do planeta.

Nesse contexto, o papel da escola é fundamental!

Afinal, a Escola tem cumprido a sua função social??????

24 comentários:

Anônimo disse...

N:17 2 H
Cumprido não,mas diria que tem tentado pois muitas escolas tem bons projetos mas falta estrutura e verbas para a realizaçao dos mesmos.

Anônimo disse...

N:1 2 H
A escola tenta exercer suas funçoes,mas na maioria das vezes nao tem o apoio do governo em questoes de investimento,estrutura e capacitaçao dos proprios professores.

Anônimo disse...

Mais ou menos, a função é passar um pouco sobre cidadania... Nossos direitos e deveres. Mais nem sempre ficamos sabendo sobre tudo, as vezes a falta de informação sobre esses assuntos nos atrapalha.
A função social da escola é passar essas informações, sem falar na educação, que deve ser mais cobrada.

Aluna: Meirelly Dayara Xavier de Oliveira Goulart.
N°: 28
Serie: 2'G'Matutino

Unknown disse...

Concerteza a escola tem um papel fundmental para cria pessoas dignas, porém o primeiro passo é da família, mas acho que nem todos professores fazem o papel de educadores e apenas vão para a escola para ganhar o seu diheiro no final do mês.

Daniel Vieira Borges nº:10
1º"A"

Anônimo disse...

Sobre o texto:Temos que fazer nossa parte e ajudar a fazer um mundo melhor.Respeitando o próximo e a pátria, apesar dos apesares, cumprindo seus deveres, lutando pelos seus direitos!
Ajudar os menos favorecidos e lutar por um mundo melhor e digno para todos!

Centro educacional 02 GG
Professor:João Moura
Disciplina:Filosofia
Aluna:Jéssica Pereira Rio
Turno/Turma:2ºG
Nº20

Lucas de Santana disse...

Falar se a escola tem cumprido ou não é complicado, por que estamos generalizando o fato, mas falando dessa forma podemos observar como existem escolas diferentes. Existem escolas totalmente comprometidas com a me;lhoria de ensino e realmente preocupadas com seus alunos, mas também existem escolas abandonadas, sem recurso nenhum. Claro que na maioria a culpa não é dos coordenadores ou das pessoas que ali trabalham, mas em muitas dessas o compromisso do trabalhador é quase nulo. Será mesmo que a escola tem cumprido sua função social? As vezes sim, as vezes não, temos termos variados de escola pra escola!

Lucas de Santana
Número: 34
Série/Turma: 1A

Natacha Rodrigues disse...

A escola não tem cumprido a sua função,mais tem tentado.A educação das escolas são muito boa,mais poderia ser melhor com a ajuda do governo com as verbas que estão faltando.Mais cada escola é diferente da outra,eu não posso julgar sem ver.Mais os professores são todos notas 10 no ensino,Mais será que a escola tem cumprido a sua função???cada um tem uma resposta diferente a ser questionada!!!


Aluna:Natacha Rodrigues Nº27
Série/turma:1ºC
Turno:Matutino

Mannuella disse...

Acho que só não está cumprindo totalmente sua função social por falta de infra-estrutura,verba e profissionais qualificados.
Talvez isso possa mudar.



Aluna:Mannuella Godinho
Nº:23 Série/Turma:2ºG

Unknown disse...

Sim, a escola tem cumprido o seu papel social, pelo menos a maioria.Um dos problemas é que os alunos não aproveitam tudo o que a escola tem a oferecer.
Outro problema é que o governo não investe melhor nas escolas, não incentiva os alunos, os professores.
Por isso é que temos que lutar por uma melhor educação, mas,enquanto isso não vem, temos que aproveitar o que ainda a escola tem a nos oferecer.

Thaís Queiroz Macedo
nº 42 1C

Unknown disse...

Na minha opinião toda escola tem o dever de criar pessoas dignas,
mais isso ja vem de casa, é o pai e a mãe que tem o dever de vim passando isso para o filho, pois educação vem de casa não da rua!
Por isso muitas pessoas estão ai só vadiando e pensando que a vida é um jogo mais não!

JOSÉRAYNNER disse...

O papel da escola na formação de cidadãos é muito importante. Porém está não tem comprido totalmente seu papel, acho que falt acobrar mais dos alunos, existe escolas que nem ligam para os seus alunos, acho que devia estimular o estudo através de aula diferenciadas!
O papel da escola é fundamental, então visando isso a escola devia se importar mais com os alunos!
O governo devi atambém criar escolas com ensino de qualidade para TODOS.

Anônimo disse...

Toda escola tenta dá o melhor de si..,na maioria das vezes é meio complicado,pois a falta de dinheiro é constante não só nas escolas mais em todos os lugares,creio eu que os professores gostam de dar aula,pois se não escolheriam essa profissão.Se cada um fizer sua parte talvez poderemos mudar o mundo !

Millena Meireles disse...

Na minha opinião a Escola tem sim desempenhado sua função, porque ela proporciona aos cidadãos uma educação que será utilizada pelo resto da vida, isto é, ela está direcionando cada pessoa desde pequena a uma concepção de cidadania através do apredizado que é exercido dentro e fora das escolas de tal forma que molde a sociedade a ter uma pensamento e opinião sobre seus direitos e deveres e dessa forma poder lutar por eles.

Millena Lima 1º"B"
Nº30 Matutino

Unknown disse...

Nome: Lucas matheus
Nº: 23
S/T: 1°B

''As ecolas na minha opinião,tentam melhorar o ensino e a estrutura cada vez mais,mas o governo nao dá muito valor aos interesses ligado a educação,mas a educação comparando com antes está melhorando cada vez mais.''

Anônimo disse...

A escola é formada por todos alunos, pelos professores, pela direção,pelos servidores e etc.Portanto nós devemos,como cidadões que somos, contribuir para que a escola realmente possa cumprir o seu papel que de ser uma formadora de cidadões.
Por esse motivo concluo que a escola é,e faz o que somos e fazemos.

Carlos Eduardo
nº:08 1A

Anônimo disse...

Para início de conversa o Brasil não é um país que faz altos investimentos em educação. Existem escolas que possuem uma ótima estrutura, mas profissionais desistimulados ou não preparados o suficiente.Muitas vezes o ambiente escolar conscientiza seus alunos sobre ameaças básicas como drogas,violência e gravidez na adolescência, porém deixa a desejar no que diz respeito à formação.
A realidade econômica é dura, não basta apenas saber ler e escrever, na escola aprende-se que como cidadãos devemos lutar pelos nossos direitos. Sim, claro, mas não podemos ser de todo dependentes do governo.
Apesar das dificuldades as escolas
procuram desempenhar o seu papel social formando uma geração de cidadãos conscientes, atualizados e com absoluta intolerância à impunidade, à injustiça e à obscuridade que tanto fizeram parte da nossa realidade social.

Nome:Paula Aline,n°37,1°B.

fernando disse...

A escola tem cumprido como pode informando sob nossos direitos para saibamos como lidar com a sociedade e cobrar nos direitos, mais as escolas não tem muita condição de ficar investindo ao todo tempo, pois com a falta de incentivo do governo o colégio não tem como investir em palestras e outras campanhas para os alunos.

Nome: Fernando silva Neiva Junior
Nº: 06
Serie/turma: 1ªC
Fernando.silvaneivajunior@gmail.com

Anônimo disse...

Todos tem o dever e o direito de cumprir seu papel como cidadão responsável. A escola tenta sempre passar informacões que precisamos aprender, mas sempre tem aqueles que a ignoram. Todavia ela faz seu dever que é passar conhecimento aos futuros mandantes do Brasil.

Anônimo disse...

Na minha opinião, a minha escola tem cumprido sua opinião social. Ela nos proporciona o do melhor que ela pode oferecer, os funcionários são muitos esforçados. É claro que ela não pode oferecer do bom e do melhor, mas afinal de contas, o GG é uma escola pública. E o governo não colcabora o tanto que devia colaborar. Mas acho que falta um pouco pra escola melhorar. Mas também falta do governo. São os impostos que a GENTE tá pagando que tá indo pra escola. Então acho que devemos correr atrás dos nossos direitos como cidadãos conscientes e buscar o melhor pra nós através da escola.
Aluno: Paulo Ricardo Vieira Borges.
Série/Turma: 1ºA
Turno: Matutino
Nº:43

João Paulo disse...

Pô, varia muito esse papo de escola, devia ter especificado a pergunta como: "A SUA escola tem cumprido a função social" ?. Mas enfim, vou generalizar. Eu acho que a função social nas escolas não estão sendo completamente cumpridos, e outra, falta investimentos em Escolas, começando por aí a desfunção pela parte da política. Mas na escola (internamente) o papel de alguns professores e orientadores é passar esse papel de cidadania, mesmo que não intesamente e complexamente, mas passam.Um exemplo desses, na nossa escola, é o Professor Joãao, e a professora Dayse.Esses têm suas aulas todas quase que interamente voltada à questões de cidadania. O que é bem legal, já que aprendendo ser cidadão numa sociedade já é uma grande vantagem para o futuro.
A escola em geral, está relativamente bem, quando o assunto é sua função social, apesar de faltar mais investimento nesses.
Abraço à todos cidadãos aqui presentes.
João Paulo Vieira Borges
1°A

Luana Aparecida disse...

É importante deixar claro que o papel da escola é passar a informação do qual devemos saber para que possamos identificar a nossa sociedade olhando por todos os ângulos possíveis!agora,é nosso dever ir atrás de mais informaçoes se queremos mudar a nossa situação,se queremos um lugar melhor para viver!!
A escola tem feito sim o seu papel mas e você,tem feito o seu?

Luana Aparecida Nº=21
1º C

lucas disse...

A escola tem o papel de ensinar,
o ensino é bom mais a maioria
dos alunos não se esfoçam. Esse
ensino é só o começo de uma longa
jornada,mais os alunos tem que se esforçar mais para chegar ao fim da
mesma.



Lucas Alves Caetano Sá
1"C" Número 22

Anônimo disse...

nome:Kênia A.S. Rodrigues
serie/turma:1° c n°18
Sim a escola e fundamental para sermos cidadoes melhores,a escola tem cumprido sdeu papel,mais tem gente q não sabe valoriza-lo...

Thiago Ross disse...

Por um lado sim, por outro não,
os professores são qualificados, más não há área boa para se aplicar as aulas, um ambiente junto com os demais, onde possui barulho etc.
De modo que ajudar os necessitados ela tira nota 10. mas só por esse lado.


nilton rossetto de oliveira

VEJA O FILME DO PORTA CURTAS PETROBRAS, CLICANDO NO TITULO ABAIXO:

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
DISCIPLINA FILOSOFIA - PROFESOR: JOÃO MOURA